terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

BOA PUBLICIDADE



Hoje em dia, quando compro um produto, gosto de saber se a empresa que o produz é socialmente responsável ou se tem preocupações ambientais. Felizmente, há um número crescente de empresas preocupadas com a sustentabilidade do planeta, em todas as suas vertentes; protecção da natureza; justiça social ; defesa dos direitos humanos.
Gosto da nova campanha da United Colours of Benetton. Agrada-me que esta empresa se tenha associado a uma das grandes ideias deste século: o Microcrédito.
Foi professor Muhammad Yunus, que desenvolveu e implantou esta ideia inovadora, em 1976, no Bangladesh. A atribuição de crédito a populações muito pobres, caracterizadas pela absoluta falta de acesso a crédito, permitiu-lhes desenvolver negócios próprios. O microcrédito é, hoje em dia, uma forma extremamente eficaz de combater a pobreza nos países do terceiro mundo.
A UCB , através desta campanha, associa-se ao Birima micro-credit programme, uma cooperativa de crédito fundada pela cantora senegalesa Youssou N’Dour. As fotografias exibem trabalhadores que graças aos empréstimos do microcrédito, conseguiram iniciar com sucesso negócios próprios: um pescador, um decorador, um músico, um agricultor... Estas pessoas comuns, tornam-se assim, símbolos de uma África que usa a dignidade do trabalho para combater a pobreza e assume a responsabilidade por criar o seu futuro.
Está associado, a esta campanha, o lançamento da revista COLORS 73, cujo tema é dinheiro: as diferentes formas que este assume, desde o mundo desenvolvido até ao “resto do mundo”.
Sou uma assídua seguidora desta revista porque tem temas actuais e muito interessantes, tem um grafismo revolucionário e uma fotografia fora de série.
Para quem vive no “Norte”, pode comprar esta revista na loja da Benetton, no Arrábida Shoping.

Sem comentários: