domingo, 20 de janeiro de 2008

Serviços de Informações

Não, não é nada daquilo que já as vossas mentes perversas já estão a pensar!
Aqui fala-se de serviços de informações pertencentes a empresas, normalmente grandes empresas que, num processo de racionalização económica, decidiram centralizar os serviços a nível nacional, transformando-os, na maior parte dos casos, nuns serviços de falta de informações.
Passo a explicar.
Domingo de manhã, relativamente cedo, há uma quebra no fornecimento de energia eléctrica. Pelos alarmes que se começam a ouvir em simultâneo, percebe-se que a falta de energia vai para além dos limites do meu quadro eléctrico. Para ajudar à festa, como resido uns metros acima do solo e o depósito de água que me abastece está uns metros abaixo do nível do solo, a falta de energia eléctrica implica de imediato a falta de água. Nada mau para começar o dia.
Espreito pela janela e vejo um cartaz publicitário iluminado. Afinal a avaria não será assim tão extensa.
Passam alguns minutos e decido ligar para o serviço de informações da EDP.
Uma mensagem simpática informa-me que vou ter de esperar alguns minutos até ser atendido, mas, contrariamente ao que é habitual, segue-se o silêncio. Nem uma musiquinha digital para adoçar a pausa...
Quando finalmente sou atendido, e após o inquérito necessário para ajudar a localizar a resposta para o problema, chega a sentença:
"Há uma avaria na sua zona, não há mais informação disponível, não sabemos quanto tempo demora a reparar."
Bem tentei dizer que podia ver que muito perto de mim o fornecimento não tinha sido interrompido. Como a minha interlocutora está certamente sentada nalgum bunker em Lisboa ou até mais longe, desconhece em absoluto aquilo de que lhe estou a falar.
Pergunto-me para que serve este serviço? Que satisfação dá ao cliente? Será que aqueles que o decidiram criar alguma vez dele necessitaram?
Infelizmente não há concorrência, estes senhores fazem o que querem e lhes apetece e o Zé paga.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro J., Algarve, sábado de manhã, Agosto, 34ºC. Um belo Saab e um ar condicionado que insiste em não se desligar com o carro. Livro de instruções, numero de assistência 24 horas. Ligamos. "Esta é uma central de atendimento que presta serviço a diversas marcas. Podemos indicar-lhe a cocessão Saab mais próxima, que se encontra aberta na segunda feira a partir das 9h. Podemos também fornecer-lhe contactos de reboques que, caso necessite, poderá contratar para levar a sua viatura até á concessão Saab mais próxima." É uma sensação muito reconfortante. Pelos vistos agora também na EDP...