sábado, 26 de janeiro de 2008




"O sol brilha, o céu é de um azul intenso, sopra uma brisa magnífica, e eu quero - desejo tanto - tudo: conversar, liberdade, amigos, estar sozinha."
- 12 de Fevereiro de 1944, Anne Frank.

"Porque deveria ser mais simpática para uma senhora rica do que para uma pobre? A grandeza humana não reside na riqueza ou no poder, mas no carácter e na bondade."
- 26 de Março 1944, Anne Frank.

"Farei com que a minha voz seja ouvida, sairei para o mundo para trabalhar para a Humanidade. Sei hoje que a coragem e a felicidade são essenciais!".
- 11 de Abril de 1944, Anne Frank.

"Estamos todos vivos, mas não sabemos porquê nem para quê: todos procuramos a felicidade, levamos vidas diferentes, e no entanto iguais."
- 6 Julho de 1944, Anne Frank

"Sei o que quero, tenho um objectivo, opiniões, uma religião e amor. Se puder ser apenas eu ficarei satisfeita. Sei que sou uma mulher, uma mulher com força interior e muita coragem!"
Anne Frank, O Diário.

O site www.annefranktree.com oferece ás pessoas em todo o mundo, em 6 línguas, uma plataforma para expressarem e manifestarem a sua afinidade com Anne Frank deixando o nome numa folha ou juntando histórias, poemas e desenhos.
No discurso de inauguração do site, a actriz Emma Thompson fez um apelo para que todos prosseguíssemos os ideais de Anne Frank: "Todos os "queria e gostaria" dela, são as nossas possibilidades e oportunidades. "
O mote do site é o velho castanheiro das índias que a jovem Anne Frank via todas as manhãs, do sótão da casa onde se escondia dos nazis, e onde escreveu o seu Diário.
A árvore tem de mais de 150 anos e foi atacada por um fungo, tendo inclusivamente sido discutido o seu abate, mas agora, depois intensas conversações entre o Amsterdam City Centre Borough Council, os moradores e a Dutch Tree Foundation, a Casa de Anne Frank e o proprietário da árvore chegaram a um acordo para sua preservação. Antes de Maio deste ano, a árvore será dotada de uma estrutura de suporte, para que possa continuar de pé por um período mínimo de 5 a 15 anos.

2 comentários:

Anónimo disse...

É, de facto, uma sabedoria impressionante, simples e profunda. Tenho "usado" para ver se sensibilizo os meus alunos. Vamos ver...

Anónimo disse...

Anne Frank morreu, Luther King também e o Obama não vai nada bem...