domingo, 14 de setembro de 2008

Laicidade positiva


Nestes dias da visita de Sua Santidade Bento XVI a França, muitas foram as revelações importantes para o futuro da igreja, da sua articulação com a sociedade e com o poder. Deixo o desafio á Ruah, sem prejuizo dos outros, para nos falar do enquadramento teológico, onde não me sinto tão à vontade.

As relações dos estados com as diversas religiões têm sido alvo dos mais diversos estudos e teorizações. Recentemente, Geore Weigel, J.H.H. Weiler e, mais amplamente, Roger Scruton, têm deixado a nu nos seus escritos a desvantagem e empobrecimento que o laicismo tem fomentado na Europa, a fraqueza que a falta de um natural relacionamento entre estado e igrejas implica para uma Europa que se queria unida e forte. Neste capítulo, o jacobinismo de raiz maçónica francês, com poderosos e infelizes tentáculos em Portugal, impôs, ao invés da laicidade, um laicismo primário, anti-clerical e de patrocinio da tensão e antagonismo entre igreja e estado.

Sarkozi, em mais uma manifestação de inconformismo revolucionário, aproveitou a visita papal para apresentar o seu novo conceito de laicidade positiva. Nas suas palavras, o estado deve continuar laico mas, praticar uma laicidade que reuna, respeite e dialogue, não denunciando nem excluindo. A laicidade do estado deve assegurar em democracia a independencia da visão do estado em relação às organizações que lhe são exteriores, religiosas ou não, nada mais do que isto. Os protestos contra a recepção de Bento XVI no Eliseu são bem reflexo de sectores radicais, intolerantes e fechados ao mundo.

Abre-se agora a extraordinária possibilidade do fortalecimento da Europa através da normalização do seu relacionamento com a sua matriz espiritual. Resta saber como reagirá o resto da Europa, se seguirá cega na imposição de uma laicismo jacobino e inimigo, acima de tudo, da própria Europa, se aderirá de forma racional a esta laicidade positiva proposta por Nicolas Sarkozy.


Para uma excelente cobertura da visita papal a França, sugiro que leia aqui

Sem comentários: