domingo, 31 de janeiro de 2010

Portugal no seu melhor - 2


Esta empresa trabalha, como é fácil de ver, na decoração de todo o tipo de estabelecimentos.
Arquitectos modernistas é que não se entende muito bem que tipo de produto é que é. E se alguém quiser fazer uma loja rococó, será que eles recusam o serviço?

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Portugal no seu melhor - 1


Sob este título publicou o saudoso Independente fotografias de cenas caricatas que reflectia, na altura, a realidade portuguesa.
Os anos passaram mas continuam a encontrar-se situações "estranhas".
E aquelas que eu for encontrando e fotografando, passarão a estar aqui publicadas.
Esta fotografia foi tirada num estabelecimento público de saúde.
À falta de toalhetes apropriados para o dispensador, um cordel e um rolo de papel fazem o mesmo efeito.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Erros


Cá estou eu novamente à volta dos erros na utilização da Língua Portuguesa.
Eu também os dou. De certeza. Mas procuro reduzi-los ao mínimo possível.
Agora quando recebo um documento de um banco (minuta de uma acta) com erros, como podem verificar clicando na imagem, questiono-me sobre o nível de instrução básica de quem escreve assim e também de quem aprova este documento.
Fica a dúvida...
Será que para a acta tenho de copiar literalmente a minuta, ou posso corrigir os erros?

Mundial 2018


Ao ler isto, parece-me que a candidatura ao Mundial 2018 é espanhola e não ibérica. Ou será que já somos todos espanhóis e alguém se esqueceu de nos avisar?

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ler em Portugal

Fotografia tirada na montra de uma livraria em Aveiro.
Quem optar pela versão inglesa poupa quase 3.50€.
É uma forma original de promover a Língua Portuguesa.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TGV offshore

As ouvir estas declarações do Ministro das Obras Públicas o meu estado de espírito modificou-se rapidamente, passando do espanto para a gargalhada e, após alguns momentos, para a incredulidade.
Lisboa a futura praia de Madrid! Surfistas de Madrid em Portugal!
Se o Ministro tivesse consultado a página de horários da Renfe antes de dizer o que disse, teria verificado que, actualmente, Madrid já se encontra a menos de 3 horas de viagem no AVE (o TGV espanhol) de Barcelona ou de Málaga.
É verdade que o Mediterrâneo não costuma ter boas ondas para a prática do surf quando comparadas com as do Guincho ou de Peniche, mas caramba, não ficaria muito mais barato por a funcionar umas linhas aéreas dedicadas a surfistas que ligassem Lisboa ao Havai ou à Austrália?
Enfim, é o (des)Governo que temos.
Cada dia que passa me convenço que o principal objectivo deste Governo é dizer o maior número possível de barbaridades e fazer um número incrível de disparates para que sejam corridos rapidamente e para que sejam convocadas novas eleições.
A minha dúvida reside apenas na razão deste comportamento.
Será que o PS já se convenceu de que já é irreversível a situação que causou a Portugal e agora que venham outros para a assumir, ou será que, pelo facto de não saber governar sem maioria, pensa que com eleições antecipadas a conseguirá reconquistar?
Os Portugueses já não se deixam enganar e estou certo que nas próximas eleições, sejam elas quando forem, serão capazes de mostrar que estão fartos deste tipo de personagens.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Armas na escola

A propósito do ocorrido numa escola de Braga, ouvi já mais do que uma pessoa afirmar que a culpa deste tipo de acontecimentos é dos pais, pois não devem deixar armas em casa com acesso fácil a qualquer um.
Concordando com o facto de quem tem as armas em casa as dever guardar devidamente, no caso presente, e atendendo à idade dos miúdos que manusearam a pistola (16 anos), apetece-me perguntar se eles já não têm idade para perceber os riscos que se correm com brincadeiras destas.
Há culpas dos pais, mas não vamos branquear todo e qualquer comportamento dos filhos, pois corremos o risco de estar a criar uma geração de idiotas que nada sabe e que não é responsável por nada.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Clima

Fotografia "emprestada" por http://mercadoazul.wordpress.com/


A propósito do clima que vamos tendo em Portugal e na Europa, fica uma dúvida.
Quando se diz que já não havia temperatura, cheias ou frio como o que se tem verificado há já 30, 40 ou 50 anos, será que, nessa altura essa ocorrência meteorológica teria sido devida aos gases de estufa?
Como é assunto que não domino, sempre gostava de ouvir a justificação dos especialistas e também dos "especialistas" na matéria.

2 anos de vida

Hoje é dia de nos cantarem parabéns.
O Enguia Fresca completa 2 anos de vida.
Um pouco abandonado por alguns dos seus colaboradores nos últimos meses, é certo, mas mantendo um olhar sobre o que se vai passando por Aveiro e por Portugal.
Por mim, vou continuar por aqui.

Espero que os restantes escribas façam o mesmo e recomecem a aparecer com mais regularidade.

domingo, 10 de janeiro de 2010

A esquerda, em resumo

Depois do que se passou na passada sexta-feira, resumo a esquerda portuguesa ao seguinte:
Se há um assunto que querem ver aprovado mas que, a maioria dos Portugueses, em referendo discorda, faça-se novo referendo passados uns anos.
Se há um assunto de que muitos Portugueses discordam e querem ver referendado, mas cuja aprovação não necessita de referendo, então a esquerda foge do referendo a sete pés.
A isto chama-se coerência!...
Já agora, o número de Portugueses que peticionou um referendo sobre o casamento homossexual foi sensivelmente o dobro daqueles que votaram no maior dos partidos sem representação parlamentar. Só.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Bancada Norte

A partir de agora vou também colaborar com o Bancada Norte para falr sobre o Beira-Mar, mas não deixarei de replicar aqui no Enguia Fresca os assuntos que me pareçam ser interessantes para esta casa.

República ma non troppo


Como ponto prévio declaro a minha indiferença quanto ao facto de vivermos numa República ou de não vivermos numa Monarquia.
Há boas e más Repúblicas e há boas e más Monarquias.
No caso Português, pode-se gostar ou não do Presidente mas, temos eleições que nos permitem confirmá-lo se for o caso ou escolher outro candidato.
Se vivessemos em Monarquia teríamos de viver com o Rei até à sua morte e, confesso, se o nosso Rei fosse o actual pretendente ao trono, não me agradaria nada ser seu súbdito.
Posto isto, reparei hoje num mail que recebi com as imagens e explicações das moedas do Euro de cada País, que as faces nacionais das moedas Portuguesa têm apenas símbolos da monarquia.
Será que nos 90 anos de República que decorreram desde a sua implantação até à altura em que as moedas foram desenhadas, não houve um único símbolo republicano que merecesse ser perpetuado? Uma personalidade, uma obra pública? Parece que não. Nada de relevante ocorreu.
Por isso me parece que a República Portuguesa é uma república ma non troppo.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Médicos, outra vez

Foi há menos de um mês.
O Bastonário da Ordem dos Médicos fartou-se de dizer que não havia necessidade de mais um custo de Medicina pois há médicos suficientes em Portugal.
Hoje, no Jornal de Notícias podemos ler isto.
Mas o senhor Bastonário ainda nada disse.
Provavelmente está de férias.
Resta-nos aguardar - sentados - pelos seus comentários.